quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Compaixão


Mais do que se sensibilizar com o sofrimento alheio,mais do que sentir pena, ter compaixão é se importar em dar o tipo certo de auxílio para quem precisa de apoio.

Sentimento nobre que aprendi em minhas caminhadas, observando a vida, as pessoas.

Compaixão é entendimento, é dar a mão.

É sentir alegria sincera, ou algum sentimento contente, ao ver alguém receber algo que para você era nada e para este alguém é um universo.

Um tarde, parada no semáforo em frente a igreja do Perpétuo Socorro, observando, vi, no outro lado da rua, bem em frente ao estádio, em cima de uma árvore grande e bonita que ainda está ali...um homem... um andarilho, sujo, mal vestido, cabelo enorme, barba quase na cintura... nos padrões "normais", muito feio....o primeiro que observei foi seu semblante, havia muita alegria em seu rosto, em seus olhos, sorria...... com um livro nas mãos.

Sentado no galho alto da árvore, sombra, dia bonito... já não vi o andarilho, vi o homem que nunca teve um livro nas mãos... pensei, seria um sonho seu... encontrou o livro jogado na rua?

no lixo....

As buzina sdos carros atrás de mim me despertaram para o mundo real.

Segui meu caminho, nunca mais consegui esquecer aquela imagem, aquela alegria estampada em seu semblante, quase euforia.... quando, em alguns dias, desperto triste, pensando que já não tenho sonhos, que acabou a ilusão, o andarilho volta a meus pensamentos.

Porque não criar um sonho simples? que não dependa da presença de nenhuma pessoa, que não esteja pendente de muito dinheiro, um sonho que me traga alegria imensa, que possa encher de euforia meu coração?

Como...comprar um livro, um bom livro, com capa bonita, como gosto(livros feios não me atraem), ou ir ao cabelereiro, fazer um corte diferente, olhar no espelho e pensar, como estou linda?.... ou sentar numa praça, sentir o burburinho das pessoas passando e agradecer a Deus pela vida que tive e tenho....

Planejar um lanchinho simples com meus filhos....

Rir dos meus erros e enganos....

Sonhos, ilusões.... pequenos para muitas pessoas, porém enormes e intensos como o do mendigo?

Compaixão é entendimento....

Entender os sentimentos das pessoas, mesmo que elas não saibam, não sintam.

Preferencialmente.... que sintam, um carinho no rosto dos velhinhos, um "passar as mãos em seus cabelos, um sorriso, um bom dia dito com alegria ao cruzar com alguém cuja tristeza está estampada em todo seu ser?

Compaixão.... entender as ações e atuações das pessoas, ou ao menos tentar compreender, imaginando quantas dificuldades enfrenta ou enfrentou?

Escutar o que sentem necessidade de dizer....

tocar uma mão e dizer o quanto ela é importante...

Preparar um belo sanduiche para aquele que vem pedir dinheiro no portão....

Consertar uma roupa velha, talvez rasgada, e dar a alguém que necessite....

Cuspir no dedo e passar no machucadinho da criança que chora....(vamos, com amor as bactérias morrem)....

Ajudar a senhorinha no mercado, com suas sacolas....

Sorrir para o caixa do mercado, mal humorado e cansado....

Desejar bom dia para o frentista do posto de gasolina....
Continuar amando as pessoas que te magoam....
Perdoar as feridas que te causam....

Ver a vida e as pessoas com olhos amorosos.... com compaixão.... e viver com paixão....




Nenhum comentário: