sábado, 11 de julho de 2009

Tristeza


Você não vai ler minhas palavras....
Não vai saber quanto te amo e amei, quanto te admiro, quanto é e foi importante em todos os momentos da minha vida, nem a intensidade do orgulho que sentia e sinto
por ter você, meu velhinho querido, como meu pai.
Não vai saber quanto sofro vendo-te assim, alienado da realidade, cada célula do meu corpo sofre, teu sangue que corre em minhas veias sofre, minha alma não entende porque tanta angústia em ti, porque você, que tanto amou e viveu pelos outros, sofre tanto hoje.
Homem de carácter, imagem de homem, pai, irmão, filho, avô.... tudo você viveu com amor....
Meu querido velho, meu amigo.....quantas lembranças boas....quantos passeios, de mãos dadas, bem cedinho, para a picina do clube, quanta uva colhemos juntos,
quanta lenha recolhemos, quanto colinho ganhei....quantas "hora do brasil" escutei sentada em teu colo, o velho e enorme rádio falando de coisas que eu não entendia, mas a ternura que ganhava, a companhia, o carinho e proteção que sentia, eu criança pequena, ficaram gravados em minha alma para sempre.
As viagens de "jipe" para Castro, as idas e vindas para Curitiba, e a saudade que eu sentia de você, meu pai amado, enquanto não chegava....
O caminhãozinho velho, cheio de imagens e vasos, que você....só você...fazia....viagens de negócios, viagem de passeio.... que vida feliz tive ao teu lado, que benção ser tua filha. Nossas conversas de adultos, as confidencias, os segredos, a confiança que ninguém me deu, só você....
Teu sorriso doce como mel, teu olhar carinhoso,a alegria diária de estarmos juntos....meu velhinho querido.
E hoje.... te cuido eu....como cuidamos da criança impotente, frágil e sensível que mora dentro d evocê.
Meu pai, meu velhinho....meu amigo e companheiro de cinema; quantas vezes íamos os dois ao cinema, comendo pipoca....e eu orgulhosa por ter como pai aquele homem bonito e elegante....
Com certeza você me ensinou os primeiros passinhos...hoje eu tento fazer com que
teus pés cansados se movam e caminhem. Me ensinou a gostar da música, me ensinou o prazer de ler e de usar um bom perfume, me ensinou a ser vaidosa....como você sempre foi . Tua alegria escutando minhas histórias da Espanha, o prazer de tomar um vinho vindo de lá....o livro que conta a história de tuas raízes que eu te trouxe de tão longe, de dentro dos meus sonhos....

Quantas valsas dançamos?
Quantas e quantas lembranças maravilhosas tenho de ti, paizinho.....e enquanto agradeço a Deus por ter nacido de ti, vivido contigo toda a vida, herdado de ti a raça forte, a pele morena, os olhos doces....enquanto agradeço, peço a Deus que me dê forças, muitas forças, para ajudar-te, para cuidarte, para que possas sentir-te acarinhado, aconchegado, amado, nestes momentos de tanta fragilidade
e sofrimento.

Nenhum comentário: